top of page

O uso do véu é obrigatório em nossos dias?

  • Leandro Quadros
  • 26 de fev. de 2016
  • 2 min de leitura

Primeiramente, o uso do véu em Corinto (1Co 11:3-16) envolvia uma questão de "decoro religioso e de bom gosto, no contexto dos costumes e hábitos da época na qual [Paulo] escreveu e as pessoas às quais escreveu" (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 6 [Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2014], p. 829).

O princípio básico de decoro, bom gosto e modéstia, a fim de que a igreja cristã não seja difamada perante a sociedade, se aplica a todas as épocas e lugares. Já a forma como tal princípio é expresso em diferentes países e culturas pode mudar (até mesmo no mesmo país) com o passar do tempo. Um exemplo disso encontramos no Antigo Testamento quando Deus pediu a Moisés que tirasse as sandálias dos pés quando ele esteve na presença do Criador na sarça ardente (Êx 3:5).

Com bem nos informa o já citado comentário bíblico "era costume naquela parte do mundo, e ainda o é, mostrar respeito por lugares sagrados tirando os sapatos.” (p. 830). Porém, "nenhum expositor das Escrituras jamais concluiu que a ordem explícita de Deus a Moisés estabelece um precedente para o culto religioso ao redor do mundo, certamente não em países ocidentais. O princípio da devida reverência ainda permanece, mas o modo de expressá-la pode variar no tempo e no lugar" (Ibidem).


Sendo que a premissa do raciocínio de Paulo se baseia num costume da época quanto ao decoro e respeito por parte das mulheres, agora podemos entender melhor o porquê de ele usar os “anjos” em sua argumentação (1Co 11:10).

Sendo que os anjos "que possuem uma compreensão exaltada da majestade e grandeza de Deus, velam sua face em respeito" (ver Is 6:1-3) quando se achegam diante de Sua presença, "qualquer manifestação de irreverência ou desrespeito em reuniões cristãs de adoração (transgredindo o princípio de decoro e modéstia, deixando de usar o véu naquele contexto) não só seria um insulto ao Criador, mas também ofenderia os anjos" (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 6, p. 833), que têm prazer em honrar ao Criador (Sl 103:20).

Portanto, Paulo menciona os anjos para reforçar seu argumento de que as mulheres, do mesmo modo que tais seres celestiais deveriam honrar a Deus e ao marido diante da sociedade, temendo ofender aos anjos e, especialmente, a Deus.

Kommentare


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Leandro Quadros, apresentador da Rede Novo Tempo, programa Na Mira da Verdade.

© 2016 por Leandro Quadros.

Direitos reservados.

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page