Não custa ser educado
- Leandro Quadros
- 2 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

“Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa!” (Colossenses 4:6)
É bom ser chamado atenção por pessoas educadas.
No último programa ao vivo cheguei até a Novo Tempo abaixo d’água e, para não me molhar, coloquei o carro num local que me possibilitasse chegar seco até o camarim. Enquanto aguardava a liberação do estúdio, um dos irmãos responsáveis pela segurança abordou-me mais ou menos assim:
- Tudo bem, Leandro? Desculpe-me o incomodar agora. É que administração nos orientou para que os carros não ficassem naquele lugar. Desculpe-me mais uma vez por atrapalhá-lo justo agora em que você está se preparando para o programa.
Surpreso com esse tipo de abordagem, incomum em vários estabelecimentos de nosso país, respondi:
- Meu irmão: tenho prazer em atender pessoas educadas como você. Não tem do que se desculpar. Agradeço pela maneira educada e cristã com a qual me abordou. Tirarei o carro imediatamente. Sinta-se à vontade para me instruir sempre que eu cometer algum erro.
Percebeu caro leitor que a educação dele facilitou as coisas? Você acha que um pecador como eu reagiria tranquilamente se alguém viesse para meu lado com “pedras”?
Há pessoas ignorantes que não sabem chamar a atenção dos outros sem ferir com suas palavras. Além de ignorantes, têm falta de sabedoria porque perceberem que ser rude apenas cria uma resistência maior para que a própria ideia seja aceita. Afinal, a tendência natural de todos nós é nos defendermos quando nos sentimentos ameaçados.
Também existem pessoas com pouca educação, que se ofendem e derramam palavrões apesar de estarem errados. Com isso, tais cidadãos de pouca cultura perdem a oportunidade de crescer e melhorar como pessoas, pois não estão dispostos a receber instrução.
Você tem sido verdadeiramente cristão em suas palavras? Elas têm demonstrado que você possui as qualidades de caráter de Cristo (Gálatas 5:22, 23) ou os defeitos de caráter de Satanás? (Judas 1:8-10).
Converse com Deus em oração neste momento, e peça-Lhe ajuda para ser um canal de bênçãos por meio de suas conversações. Que neste dia você construa a felicidade de muitos por meio de suas palavras, e que em momento algum seja um destruidor de emoções.
Siga o conselho de Provérbios 4:24 para que seja feliz e faça outras pessoas felizes:
“Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas”.
Comments