top of page

Benefícios de não beber "socialmente"

  • Leandro Quadros
  • 2 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

“As doenças hepáticas em mais de um terço das mulheres se atribuem diretamente ao consumo de álcool.”

Fiquei preocupado quando um pastor evangélico, que aprecio muito, alegou que a Bíblia não proíbe o uso do álcool.


Muitas pessoas creem que beber “socialmente” não traz problemas para a saúde, e que inclusive o uso moderado do vinho alcoólico é aprovado pela Bíblia. Porém, em Provérbios 23:31 lemos que nem mesmo o beber socialmente é seguro, considerando os efeitos do álcool no organismo (na família e na sociedade) e o fato de que nenhuma pessoa começa a beber para se tornar alcoólatra… O mais seguro é não usar bebidas alcoólicas.


Um estudo mais recente realizado na Inglaterra com 102 pessoas (que bebem) demonstrou que a abstinência total de bebidas alcoólicas trazem benefícios para a pessoa em apenas um mês. Ou seja: quando Provérbios 23:31 diz para nem “olhamos” para o vinho alcoólico (mesmo Deus tendo tolerado o uso do mesmo no passado enquanto reeducava Seu povo – compare Deuteronômio 14:26 com Levítico 10:9,10), o texto bíblico sabe realmente o que está dizendo.


Os benefícios começam pelo fígado, que é um dos órgãos mais afetados pelo álcool – e muito importante em mais de 500 processos vitais e funções diversas como a digestão, desintoxicação e equilíbrio hormonal. O mau desempenho do fígado pode ser fatal, e tal estudo demonstrou que já no primeiro mês suas funções vitais melhoram quando se deixa de usar nem que sejam pequenas quantidades de álcool.


Outro benefício é uma tendência notória de redução da “rigidez hepática” através de uma análise que avalia a quantidade de cicatrizes fibrosas no fígado. Tais cicatrizes geram preocupação, já que um maior grau de rigidez hepática atua como prognóstico de futuras complicações no fígado, e maior grau de mortalidade em pessoas infectadas por HIV ou hepatite C. Além disso, as cicatrizes fibrosas podem produzir cirrose no fígado, um dano praticamente irreversível que traz insuficiência hepática.


Segundo a referida pesquisa, outras pessoas experimentaram uma redução de 15% na quantidade de gordura no fígado (disparadora do dano hepático fibroso), 5% diminuíram o risco de enfermidades cardiovasculares, além de experimentarem forte diminuição dos níveis de glicose no sangue.


Os benefícios de se abster totalmente do álcool não foram somente físicos. Os que participaram da pesquisa tiveram melhor sono, melhora de concentração e uma perda média de peso em 1,5kg.


Essas informações foram extraídas do site infobae.com Para ler a notícia na íntegra, clique aqui.


Na referida notícia também foi informado que as doenças hepáticas em mais de um terço das mulheres se atribuem diretamente ao consumo de álcool. Por isso:


Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá. Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades.” (Provérbios 23:31-33).

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Leandro Quadros, apresentador da Rede Novo Tempo, programa Na Mira da Verdade.

© 2016 por Leandro Quadros.

Direitos reservados.

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page