Diferenças entre ressurreição e reencarnação
- Leandro Quadros
- 25 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

A seguir, disponibilizarei um resumo do segundo capítulo de meu livro O Espiritismo Segundo a Bíblia.1 O referido trecho trata da reencarnação (parte 1).
Allan Kardec (1804-1869), pai do espiritismo moderno, alegou em sua obra O Evangelho Segundo o Espiritismo que o termo bíblico ressurreição é o mesmo que reencarnação. Portanto, segundo ele a doutrina da reencarnação era “uma das crenças fundamentais dos judeus”.
Isso está longe de ser a verdade.
Veja a comparação que Norman Geisler2 fez entre os dois ensinamentos, mostrando que ambos são antagônicos e que, portanto, quando os autores bíblicos falam em ressurreição, nem sequer cogitavam a crença espírita em vidas sucessivas:

Se você ler todo o capítulo 15 de 1ª Coríntios, verá nitidamente tais diferentes e chegará à única conclusão possível: não há a menor possibilidade de harmonizar a doutrina bíblica da ressurreição do corpo – que depende da segunda vinda de Cristo para ocorrer (1 Tessalonicenses 4:13-18) – com a doutrina espírita da reencarnação, que não depende da volta de Jesus.
Escolha o ensino bíblico, por mais que seja difícil abandonar sua crença espírita. Deus recompensará sua decisão ao lado da verdade:
"Jesus lhe disse: 'Eu sou a Ressurreição (não reencarnação!) e a Vida: aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá [...] e eu o ressuscitarei no último dia" (João 11:25 e 6:40b).
[Clique aqui e conheça mais o livro O Espiritismo Segundo a Bíblia]
NOTAS
1 Leandro Soares de Quadros, O Espiritismo Segundo a Bíblia: Guia prático de estudos bíblicos direcionado aos irmãos espíritas (Jacareí, SP: Edição do Autor, 2015), págs. 15-22.
2 Norman Geisler, Enciclopedia de Apologética: respostas aos críticos da fé cristã (São Paulo: Vida, 2002), p. 749.
Comments